sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Anvisa proíbe venda de suplemento proteico

              Foi proibida a venda do Suplemento Proteico para atletas sabor baunilha, marca Super Whey 3W Integralmédica lote 003522 2, com validade para abril de 2015. Após análises laboratoriais, foi visto que o suplemento apresentava 190% a mais de proteína declarada no rótulo. A Anvisa proibiu a distribuição, vai retirar o que está no mercado e os consumidores que já adquiriram deverão entrar em contato com o fabricante.
        Os suplementos são usados para suprir a falta de nutrientes ou para atletas que almejam melhor desempenho nas atividades. Há muitos tipos de suplementos, por exemplo: hormonais e alimentares (proteínas e carboidratos). Em detrimento aos alimentares, o Whey Protein é composto por proteínas presentes no leite sem carboidratos e açúcar.
         As proteínas são importantes para o bom funcionamento do corpo. No entanto, se consumida excessivamente e/ou com uma dieta exclusiva de proteínas, sem outros nutrientes, pode levar a doenças graves. Para pessoas que praticam atividade física, devido ao desgaste muscular, há a necessidade de maior consumo de proteína. Além disso, aumentam a massa magra. Em contrapartida temos que, embora haja maior necessidade, o excesso também pode ocasionar problemas graves, principalmente sobrecarga de órgãos. Ingerir mais proteína que o recomendado por um profissional causa problemas porque o organismo não consegue absorver o que recebe.

 
Veja as principais complicações e se vale a pena fazer uma dieta rica e/ou exclusiva de proteínas:


    Portanto, é necessário que haja muita fiscalização quanto à quantidade de nutrientes descrita no rótulo dos suplementos. Pois os excessos levam a problemas graves. Deve-se lembrar da importância do acompanhamento profissional para o controle das quantidades individuais, que varia conforme característica do usuário. 


Referências:




            Leitura recomendada:

 Consumo excessivo de proteína aumenta risco de câncer (14/04/2014):  

Nenhum comentário:

Postar um comentário